O Bitcoin Bubble II: preços do BTC

No meu post “The Bitcoin Bubble”, explico a lógica por trás do preço do btc em relação ao usd. Esse post criou muita agitação, com algumas pessoas me enviando e-mails para me dizer que sou louco OU para me dizer “tudo faz sentido”, mesmo que os 100k usd por btc pareçam ridículos (até para mim!). Por favor, dedique algum tempo para ler na íntegra esse post, pois é a espinha dorsal e o ponto de partida deste e fornece a discussão e as advertências necessárias. O Btc pode ser “tão bom quanto o ouro”, o que pode chegar a meio milhão de OR, mesmo sem o “status ouro”, ele pode se mover com bastante facilidade para quase US $ 100 mil … leia mais para detalhes …

Mais uma vez, “opiniões” não importam, incluindo as minhas. O que importa para entender o fenômeno criptográfico é pelo menos ter algum tipo de estrutura lógica para avaliar os preços das criptas entre elas e em relação às moedas padrão, como usd ou cad.

Vamos analisar vários cenários para adicionar à estrutura da avaliação btc, como começamos a fazer no post inicial, e adicionar uma discussão mais explícita sobre os riscos desses cenários, além de cálculos mais precisos.

Avaliação de ativos em território desconhecido

Primeiro, vamos declarar o óbvio: não sabemos como avaliar as criptas, porque é um território totalmente desconhecido, elas não pertencem a uma “propriedade” de capital como ações, nem reivindicam renda futura sob a forma de dívida , como títulos corporativos ou governamentais ou dívida hipotecária.

Uma avaliação típica de uma empresa pode considerar possíveis lucros futuros, que incluem possibilidades de escala, concorrência, quão “fundamental” é a nova empresa em termos de inovação e novos produtos que “mudam o jogo” e o gênio da administração e da empresa. posição estratégica agora e no futuro da empresa e de seus produtos. Alguns exemplos de empresas que criaram “mudanças de jogo” são o Modelo T da Ford, o Windows da Microsoft, o Iphone e o MacBook da Apple, o Facebook, o Uber, o Netflix e o AirBnB. A lista é extremamente longa – só poderíamos escrever um livro sobre esse assunto fascinante.

Para o preço da dívida, a taxa de juros está relacionada à disponibilidade relativa de crédito no mercado (se os fundos disponíveis para empréstimo forem escassos, haverá mais “brigas por crédito” entre os solicitantes de crédito) e concorrência no mercado de fornecedores de crédito (se eu for o apenas um crédito de fornecimento, posso cobrar uma taxa de juros muito alta).

Além dessas considerações básicas de avaliação, há riscos a serem considerados . Por exemplo, a inflação retira o poder de compra de quantias nominais de dinheiro recebidas no futuro. Você também pode nunca mais ver seu dinheiro por causa de padrões ou falências. Se você colocar seu dinheiro em outras moedas, também estará exposto ao “ risco de taxa de câmbio ”: coloquei 100 usd no Japão para investimentos e o iene cai em relação ao usd, o que significa que o iene que eu tenho vale menos do que antes quando expresso em usd.

Como poderíamos colocar um “valor” nas moedas criptografadas? A única maneira razoável de fazer isso é “estimar” quanto dinheiro (expresso em usd) estacionado em OUTRAS classes de ativos reunirá TODOS os criptos em geral. Em seguida, você adiciona detalhes criptografia por criptografia.

Mas, como explico no meu post inicial, o btc é “especial” nesse assunto, porque possui a vantagem de líder, o que o tornou o mais fácil e amplamente conversível em usd, o mais confiável e negociado, e isso é absolutamente fundamental para todo o projeto. Isso posicionou o btc como o “pilar central” de todo o mundo criptográfico, porque OUTROS criptos são geralmente conversíveis em btc, e btc é conversível em usd .

Por exemplo, eu pessoalmente acho que “eth” (Ether, associado ao blockchain Ethereum) tem consideravelmente mais usabilidade, escalabilidade e potencial inovador para a sociedade como um todo, como também é o caso do Ripple e de alguns outros.

Mas a “utilidade” NÃO é um elemento essencial de uma boa reserva de valor … uma boa reserva de valor não deve se degradar, deve ter oferta limitada e pode ser facilmente convertida em uma moeda muito útil (normalmente o usd). Essa é a diferença central entre o btc e a maioria dos outros: o btc é facilmente convertível em usd. A segunda criptografia mais “facilmente conversível” diretamente para usd é a Ethereum, e de fato também possui um preço sólido, mas nada próximo da avaliação btc.

Antes de continuarmos, aqui estão os 10 principais criptos e suas respectivas quotas de mercado aproximadas em% da capitalização de mercado de aproximadamente 415 bilhões de dólares do mercado total de moedas criptográficas:

Bitcoin (btc), 60%

Ethereum (et), 10%

Bitcoin Cash (bch), 5%

Iota (miota), 3%

Ondulação (xrp), 3%

Litecoin (ltc), 2%

Traço (traço), 1%

Nem (xem), 1%

Monero (xmr), 1%

Bitcoin Gold (btg), 1%

Usando estimativas conservadoras, o valor total de mercado de criptografia é de cerca de 415 bilhões, enquanto o valor total de ações + títulos + ouro é de cerca de 180 trilhões, e essa é uma estimativa MUITO conservadora. Isso significa que as classes de ativos oficiais (sem contar imóveis, terrenos, arte, prata e algumas outras) são um pouco mais de 400 vezes maiores que todo o mercado de criptografia. Como explico no meu primeiro post sobre esse assunto do Bitcoin, acho que a melhor maneira de estimar o preço de criptos é ter uma idéia de quanto dinheiro deseja “estacionar” em ativos de criptografia em geral, em seguida, em cada moeda criptografada especificamente.

Cenários e riscos para fixar o preço do Bitcoin

Cenário 0 $

É possível que o valor de btc caia para zero (ou quase zero) em um ponto. Tanto quanto posso dizer, as possíveis causas de btc com zero a zero seriam:

  1. Fraude generalizada que causa uma violação da “confiabilidade” do btc e da blockchain associada e, mais importante, dos participantes do mercado, como as principais bolsas e assim por diante. A fraude pode vir de várias fontes, mas principalmente de três fontes principais: 1) hackings que obtêm acesso às “chaves privadas” de detentores de btc e outras criptas, o que permite que os hackers enviem para eles o conteúdo btc hackeado associado a essas carteiras, depois vendendo tudo contra usd e indo embora com um bom saque. Isso aconteceu em várias ocasiões, mas ainda permanece raro em relação ao tamanho do mercado. A segunda causa potencial de colapso total é 2) fraude proveniente de “crypto brokers”, como a Coinbase, com muitas experiências ruins, mau atendimento ao cliente ou roubo total, causando uma quebra de confiança. Isso ainda não aconteceu em larga escala, embora o atendimento ao cliente e a transparência ainda sejam deixados em falta nesta esfera por enquanto. A terceira principal causa potencial de fraude de criptografia é 3) “cryptos falsos” em blockchains paralelos que fingem ser o blockchain btc e, de alguma forma, conseguem colaboradores suficientes para deixar as pessoas confusas sobre o que é um verdadeiro btc e o que é um “falsificado” btc. Em TODOS os casos, o assassino final é uma quebra de confiança . Não vejo isso como um resultado de alta probabilidade, mas, mesmo assim, é um resultado possível.
  2. Guerra concertada e generalizada contra o btc e outras criptas pelos principais estados . Isso aconteceria devido à dificuldade de regulamentação e outros problemas de controle de blockchain e criptografia. Não apenas a China, mas TODOS os principais países, e especialmente os EUA. Isso causaria uma fratura de um item essencial, tornando o btc um ativo interessante para o futuro próximo e dando a ele a posição “padrão ouro” dentro do mundo crescente da criptografia: conversibilidade para usd . Se a conversibilidade em usd for perdida, o valor da maioria das criptas cairá para quase zero, porque mais de 99% das “transações no mundo real” estão em moedas padrão, e a conversibilidade em usd e / ou moedas principais é essencial para qualquer ativo classe. Eu também não vejo isso como um resultado de alta probabilidade, porque há um número crescente de players institucionais, mercados futuros e derivativos btc e trocas organizadas e regulamentadas que lidam com criptos (especialmente btc), além de algumas transações serem realizadas nos vários criptos.
  3. Uma grande liquidação pelos detentores iniciais . Isso poderia causar uma queda no preço devido à profundidade relativamente rasa do mercado de BTC (não é preciso “muito” vender ou comprar atividades para mover o preço, em comparação com as principais moedas ou os principais mercados de títulos, por exemplo). Uma grande liquidação é possível, mas não tenho certeza se essa é uma alta probabilidade, porque por que vender todos os seus ativos de alto valor que estão agregando valor e são uma grande reserva de valor? De fato, são principalmente os dois outros pontos acima que acionariam esse terceiro, e não vejo isso como um resultado provável. Isso não significa que os detentores iniciais de BTC não venderão alguns de seus ativos para obter renda … mas esse é um “mini choque” administrável para BTC.

Atualmente, a Btc tem quase 400.000 transações por dia (e cresce rapidamente), tem crescente regulamentação governamental (daí a aceitação), tem rapidamente interesse crescente por “Big Money”, como bancos, fundos de hedge e grandes gestores de fundos, está resolvendo problemas de escalabilidade. um pouco mais a cada semana que passa e agora possui negociações oficiais de futuros de grandes players institucionais. O dinheiro criminoso no btc está perdendo importância em relação ao dinheiro “legal”. A blockchain Ethereum lida com MAIS transações por dia que o btc e tem MUITO “potencial do mundo real”, assim como o Ripple, cuja tecnologia foi recentemente adotada por gigantes como American Express e Santander. Isso soa como criptografia e blockchains, é uma moda passageira que desaparecerá tão cedo? Não.

Dado os fatos, vou postular para o restante deste texto que 1) as criptas estão lá para ficar e 2) o btc tem uma vantagem de líder , simplesmente porque foi a primeira e é a mais fácil e amplamente conversível nas principais moedas.

Cenário 1000 $

Uma possibilidade para o preço do btc é que ele atraiu uma quantidade desproporcional de interesse em relação à sua verdadeira utilidade e valor intrínseco. Isso sugere que a “moeda criptográfica número 2” tem um preço mais realista, que é o preço do Ethereum, aproximadamente 600 $ -700 $ (o preço atual). Dado que eth pode estar com preço baixo e btc com preço alto (não estou dizendo que este é o caso), teríamos um preço para o Ethereum de pelo menos 1000 $.

Isso implicaria que 1) o influxo líquido de capital que flui de classes de ativos padrão, como ações e títulos para ativos criptografados, passaria a criptos não-btc E 2) os fundos atualmente estacionados em btc iriam para os outros ativos criptográficos, causando assim uma mudança ascendente geral dos preços não-btc, como o Ethereum, e uma mudança descendente severa do btc.

Isso seria uma queda de preço de 95%. Isso causaria pânico geral sobre ativos de criptografia e uma ampla corrida para as saídas em relação a essa classe de ativos, talvez levando o preço a zero, pelo menos por um tempo.

Para mim, esse é o cenário de maior risco para o btc em termos de probabilidade de ocorrência: 1) uma venda generalizada do btc para comprar outras criptas e 2) todo o novo “dinheiro externo” (de classes de ativos mais clássicas) estar concentrado em ativos que não sejam da BTC, como o Ethereum. Isso é possível, mas duvido que seja provável que ocorra enquanto a norma social do btc for o “pilar central” dos criptos para liquidez e conversibilidade permanecer intacta.

Cenário 74 000 $

Uma estimativa mais realista da riqueza global atualmente estacionada em ativos que não são de criptografia inclui todo o seguinte:

  1. Estoques: 100 trilhões.
  2. Mercados de crédito e afins: 150 trilhões.
  3. Ouro e prata: 10 trilhões.
  4. Riqueza criminal não declarada: 4 trilhões.

Vamos usar um número redondo de 250 trilhões para basear nossos cálculos.

O valor usd atual de btc é de cerca de 250 bilhões, ou seja, 0,1% da estimativa total para as principais classes de ativos (250 trilhões). Portanto, atualmente temos cerca de 0,1% da riqueza global estacionada em btc e um pouco menos de 0,2% da riqueza global estacionou todas as moedas criptografadas combinadas.

É improvável uma venda total das 10 principais criptas por enquanto e no futuro previsível (a menos que um dos principais riscos se materialize), porque o surgimento de criptos e blockchain é um pouco como o surgimento da Internet na década de 1990: mesmo com o ” dotcom crash ”do início dos anos 2000, você não teve um abandono durante a noite de toda a Internet e a Web. É “estrutural” e não está relacionado aos lucros corporativos ou mesmo às perspectivas econômicas, que podem mudar drasticamente em um ano quando uma crise ocorrer.

Com base nisso e vendo um crescente interesse e momento de criptos e blochchain, parece possível que 1% de toda a riqueza global possa eventualmente migrar para criptos, especialmente com preços de ativos altos no momento e baixos retornos esperados … Se supusermos que a participação btc de criptos caia de 60% a 50% e os outros 10% são ganhos por outros, teríamos 50% de 1% da riqueza mundial total em direção a btc nos próximos anos. Como a oferta global atual e em futuro próximo de btc é de cerca de 17 milhões (o máximo é 21 milhões, mas não será atingido por um tempo), obtemos a seguinte avaliação: 50% de 1% da riqueza total acumulando 17 milhões de btc:

0,5 * 0,01 * 250 trilhões / 17 milhões = 74 000 $ (aprox.)

Observe que me parece uma grande demanda por ativos disponíveis para estacionar riquezas, com os mercados imobiliários cada vez mais parecidos com os mercados de ações e as economias asiáticas que procuram estacionar em ativos seguros. Dado isso, a estimativa da riqueza global que procura um lugar para estacionar provavelmente está seriamente subestimada em 250 trilhões de dólares, então 74 mil usd por btc são muito conservadores.

Cenário 148 000 $ e 370 000 $

Esta é a mesma história que a anterior, mas com 2% e 5%, respectivamente, da riqueza global destinada a ativos de criptografia.

Cenário “tão bom quanto ouro” 400 000 $

Existem cerca de 6 bilhões de onças de ouro em circulação. A oferta monetária M1 usd é de cerca de 3500 bilhões de dólares, a oferta monetária M2 é de cerca de 13 000 bilhões. Com base nessas duas medidas de suprimento de dinheiro mais comuns e referenciadas e usando uma extrapolação ingênua (e um pouco mais simplificada), o preço do ouro “deveria” ser:

3500/6 = 583 usd (usando M1).

13000/6 = 2167 usd (usando M2).

O preço atual do ouro é de aproximadamente US $ 1300, portanto, o preço está entre os preços implícitos M1 e M2, uma vez que a média dos 2 preços é 1375 $.

Supondo que o btc obtenha tração como um ativo de suprimento legal, líquido, seguro e limitado que armazena valor e serve como pilar central de um novo mercado de criptografia destinado a aumentar tremendamente, obteríamos um preço “padrão-ouro”. Usando o mesmo preço acima para o ouro e usando o suprimento máximo possível de BTC, obteríamos as seguintes estimativas conservadoras:

3500 bilhões / 21 milhões = 167 000 $ (usando M1).

13000 bilhões / 21 milhões = 619 000 $ (usando M2).

Usando o mesmo preço médio que obtivemos para o ouro (aprox.), Obtemos 393 000 $, aproximadamente 400 000 $.

Essa avaliação subestima o preço potencial com esse método, porque o btc tem um limite máximo fixo e a oferta de moeda usd está sempre aumentando, e tudo isso normalmente custa pelo menos um pouco os preços de mercado a qualquer momento. Essa avaliação parece muito positiva para mim, mas não posso dizer que seja necessariamente errado.

Conclusão

Um cenário possível é que todos os governos eliminem o sistema de moeda fiduciária, adotem um sistema nacional de moeda criptográfica e banam o btc e a maioria das outras criptas. Sabendo o quão lento os grandes estados se movem e quão ineficientes são, e vendo como o btc e os outros estão ganhando impulso no mercado, vejo isso como uma baixa probabilidade para os próximos anos.

Diante disso, existem alguns cenários em potencial a serem ponderados:

  1. Uma venda geral de todas as criptas, quebrando o preço a zero.
  2. Uma venda geral do btc para outras criptas, quebrando assim o preço do btc. Provavelmente devido à “vantagem do líder”, convertibilidade para usd e uso generalizado e crescente do btc.
  3. 1% dos parques de riqueza global em criptos e 50% disso vão para o btc, dando um preço de 74k usd como limite inferior conservador.
  4. 2% dos parques de riqueza global em criptos e 50% disso vão para o btc, dando um preço de 148k usd.
  5. 3% dos parques de riqueza global em criptos e 50% disso vão para o btc, dando um preço de 222k usd.
  6. 4% dos parques de riqueza global em criptos e 50% disso vão para o btc, dando um preço de 296k usd.
  7. 5% dos parques de riqueza global em criptos e 50% disso vão para o btc, dando um preço de 370k usd.
  8. O preço do btc se torna semelhante ao preço do ouro devido ao status “moeda de referência e refúgio”, fornecendo um preço aproximado de US $ 400 mil.

O que fazer com tudo isso? Bem, se eu ignorar minha análise, considero os preços de 74k + usd por btc totalmente irrealistas! Mas, ao mesmo tempo, a lógica geral está lá e eu ainda tenho que obter uma explicação baseada em lógica sobre por que “deveria” ser de outra forma. Não sei o que dizer … Se o mercado mantém e a tecnologia de criptografia / blockchain se eleva como um novo bloco de construção importante para a economia do futuro, é realmente bem possível ver os preços do btc pairando bem acima de 100k, com ainda mais estratosférico potencial. Novamente, isso é baseado em suposições. Se essas premissas se mantiverem, 100k + usd por btc é estranhamente um preço “realista” … sei que parece estranho … me sinto da mesma maneira! Bata palmas, curta, compartilhe e comente! E por favor leia a Parte I!

Sinta-se à vontade para enviar perguntas ou comentários para mim por e-mail. Saudações.

Pascal Bedard

[email protected]